Já sabemos para que serve a amperagem, e que essa medida está relacionada com a energia da bateria, portanto, ao se trocar a bateria por uma de valor diferente ao especificado pela fabrica, modifica-se o padrão do alternador. Mas agora, você conhece o que é o alternador e quando ele apresenta defeito?
O alternador revolucionou o sistema de recarga de baterias em automóveis e similares. Esta grande mudança propiciou a necessidade de menor giro do motor para carregar a bateria, o que significa que o carro consegue abastecer a bateria de energia apenas usando a marcha lenta do motor.
Quando a luz da bateria do seu carro acende não significa que ela estragou, mas sim que ficará sem carga em breve, porque ela é indicadora do estado do alternador do seu carro e é o principal responsável por manter a bateria sempre carregada.
O alternador é composto inteiramente por um rotor, escovas, regulador de voltagem, estator e mesa retificadora de diodos. Quando a bateria é descarregada por um rádio ligado, ou luz esquecida acesa, uma chupeta parece resolver o problema. Porém, esta é apenas uma solução de emergência, e com o tempo a bateria irá falhar novamente. O alternador gera energia apenas para repor uma determinada carga usada, como a de toda parte elétrica e eletrônica do carro. Sendo assim, não é capaz de gerar energia suficiente para uma bateria descarregada.
Um dos defeitos mais comuns do alternador é escova baixa, necessitando a troca do regulador de voltagem inteiro, pois as escovas trabalham presas a ele. O outro defeito é no próprio regulador. Com um multímetro e o motor ligado, mede-se a carga do alternador na bateria. Pode-se identificar carga baixa, quando a medida estiver abaixo de 13, ou carga alta que será qualquer medida acima de 14,9 volts, indicando sobrecarga.
É sempre importante lembrar que o tanto de energia que está sendo retirada da bateria do seu carro está diretamente ligada ao alternador. Quanto mais equipamentos, acessórios como mídia, e equipamentos elétricos, mais o alternador será exigido.